Desenvolvimento de habilidades sociais
para crianças autistas com terapias complementares
ABA, Terapia de Habilidades Sociais e técnicas de comunicação alternativa e aumentativa podem melhorar significativamente a convivência
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) pode apresentar desafios específicos no desenvolvimento das habilidades sociais e de comunicação das crianças. Isso inclui dificuldades em interpretar sinais sociais, iniciar conversas e se conectar com outras crianças, o que pode impactar sua experiência escolar e social.
Para contornar os sintomas do TEA, a psicoterapia oferece diversas abordagens que podem ajudar a melhorar essas habilidades essenciais e facilitar a vida das crianças.
ANÁLISE COMPORTAMENTAL APLICADA
Para comportamentos sociais positivos
A Terapia Comportamental, especialmente a Análise Comportamental Aplicada (ABA), é uma abordagem bastante eficaz para ajudar a pessoa autista a desenvolver habilidades sociais. A ABA utiliza reforços positivos e treino estruturado para ensinar comportamentos sociais desejáveis. Estudos, como o publicado na Behavior Analysis in Practice em 2020, mostram que a ABA pode ser muito útil em promover comportamentos sociais positivos, como manter contato visual, iniciar conversas e compartilhar.
TERAPIA DE HABILIDADES SOCIAIS
Para iniciar e manter diálogos
A Terapia de Habilidades Sociais é outra alternativa eficaz. Ela se concentra em melhorar a forma como as crianças interagem uns com os outros. Programas de habilidades sociais ajudam as crianças a entender e aplicar normas sociais, facilitando interações mais naturais e bem-sucedidas. Um estudo no Journal of Autism and Developmental Disorders em 2019 revelou que a Terapia de Habilidades Sociais melhora significativamente a capacidade das crianças de iniciar e manter conversas e resolver conflitos.
COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E AUMENTATIVA
Para alternativas à comunicação verbal
Para algumas crianças autistas, técnicas de comunicação alternativa e aumentativa, como sistemas de comunicação por imagens ou dispositivos de comunicação assistiva, podem ser muito úteis. Esses métodos oferecem formas eficazes de expressão para crianças que têm dificuldades com a comunicação verbal.
ITA SAÚDE
Atendimento psicológico e multidisciplinar em Santo André
Desenvolver habilidades sociais e de comunicação é essencial para o bem-estar e a integração das crianças autistas. E na ITA, apoiamos o desenvolvimento das habilidades sociais e de comunicação de seu filho de forma personalizada e carinhosa.
Utilizamos técnicas baseadas em evidências, como ABA, terapia de habilidades sociais e terapia fonoaudiológica, adaptadas às necessidades únicas de cada criança, com sessões individuais e em grupo.
Desde 2017 atuamos com uma equipe comprometida com a psicologia embasada em evidências e transparente, unindo conhecimentos e habilidades complementares para oferecer um atendimento personalizado e cuidadoso.
Ao longo de nossa trajetória, buscamos constantemente o aprimoramento e a atualização em práticas terapêuticas contemporâneas, atendendo às necessidades de crianças, adolescentes, adultos e idosos.
Entre em contato e agende sua consulta.